enfim resolvido

quarta-feira, 8 de março de 2017

Páscoa em Salvador: muito mais que Carnaval

via reprodução
Salvador é uma das cidades mais famosas do Brasil. Se engana quem acredita que ela recebe visitantes apenas no Carnaval. A verdade é que a movimentação de turistas acontece o ano inteiro. Ao passar uns dias por lá, você vai apreciar passeios ricos em história, religiosidade, crenças, cores, sabores, belas praias e muita receptividade. Afinal, o povo baiano adora receber turistas. Ainda indeciso sobre onde passar o feriado de Páscoa? Se optar por Salvador, certamente, você não vai se arrepender! Confira algumas dicas de passeios super legais para fazer nessa viagem.

IGREJAS
igreja em salvador.jpg
Uma das maneiras de conhecer um pouco a história de Salvador, é pela rota turística das igrejas. Você não vai acreditar, mas são mais de 370 templos da religião católica, isso só na capital baiana. Pelo menos 100 mil turistas vão para a cidade, apenas para conhecer esses locais sagrados. Parece brincadeira, mas é verdade! Para quem não sabe, Salvador foi construída para ser uma extensão de Portugal e, essa informação, já ajuda a entender os motivos de tantas igrejas. Como são mais de 370, escolha pelo menos três para conhecer um pouco da história e arquitetura.

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco: sem dúvida, essa é uma das mais bonitas que você vai passar. Pode anotar e depois confirmar! Por dentro ela possui 400 quilos de ouro.

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos: essa vale muito conhecer pelo seu peso histórico. Foi construída por negros escravizados, que tinham fé cristã. Para não deixar a cultura morrer, até hoje os cultos são repletos de música e dança, de origem africana. 

Igreja Basílica de Nossa Conceição da Praia: possui as ruínas da primeira casa de orações de Salvador. É a única com pintura de teto com arte em 3D, da América Latina.

Independente da sua crença, esse passeio vale pela rica bagagem cultural que esses espaços proporcionam.

BONFIM
via link
Eu sei que você pode pensar: mas nesse post só tem igreja? Não é verdade. Acontece que a Igreja do Bonfim merece um tópico à parte nessa história. Ela pode até não ser a mais bonita, mas, com certeza, é uma das mais famosas de toda a Bahia. A fachada segue o estilo rococó e coberta por azulejos portugueses. E não podemos nos esquecer de um colorido todo especial: as fitinhas do Bonfim! Um enorme portão conta com milhares de fitinhas amarradas. Quando passar por lá, arrume um espacinho para deixar a sua! Só não pode esquecer de fazer um pedido de todo o coração, hein? Vale pela fé, vale pela história e também vale pelas fotos lindas que, com certeza, esse passeio vai render! Sem contar que essa é uma lembrancinha típica do local né? Separe algumas para trazer para casa! 

PELOURINHO
Pelourinho-05.jpg
Você sabia que o Pelourinho é considerado um Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO? Em todo o entorno, você vai se deparar com mais de 800 casarões, dos séculos 17 e 18. Tem museus, restaurantes, igrejas e manifestações culturais para ninguém botar defeito. Ou seja, ponto de parada essencial na viagem! Lembra do clipe do Michael Jackson,  da música They Don’t Care About Us? Então! Ele foi gravado no Pelourinho, junto com o pessoal do Olodum. Sensacional! Por lá, dê um pulinho na Fundação Casa de Jorge Amado, que conta um pouco sobre a vida e obra do escritor baiano.

ACARAJÉ
acaraje1.jpg
via link
Vai para Salvador e ainda não colocou na sua listinha o item “experimentar acarajé”? Então tem algo errado! Impossível não experimentar essa delícia tipicamente baiana. Tentando explicar é mais ou menos assim: massa de feijão-fradinho frito em dendê, recheado com vatapá, caruru, vinagrete e camarão seco. Você pode escolher com pimenta ou sem. Ainda rola comer bobó de camarão e moqueca baiana. Uma delícia! Tem doce também: pé de moleque e cocada. A culinária da Bahia é uma herança afro-brasileira, com um toque de itens portugueses.

PRAIA
praia salvador.jpg
via link
“Passar uma tarde em Itapuã, ao sol que arde em Itapuã, ouvindo o mar de Itapuã, falar de amor em Itapuã” – a praia de Itapuã é tão famosa, que foi imortalizada por Vinícius de Moraes e Toquinho!  É basicamente um belo cartão postal de Salvador: farol, formações rochosas, água verde e piscinas naturais. Outro local lindo de viver!

PÔR DO SOL
por do sol em recife.jpg
via link
Que tal finalizar sua viagem curtindo um pôr do sol? A verdade, é que a cidade reserva vários locais, para você apreciar esse fenômeno naturalmente lindo! Mas é bom ter algumas ideias não é mesmo? Confira duas: 

Farol da Barra – é o mais concorrido para apreciar o entardecer. A grama no entorno recebe vários visitantes, todos os dias.

Solar do Unhão – localizado no Museu Arte Moderna, MAM, Salvador. Além da vista privilegiada, sempre rola um jazz para fechar o dia com chave de ouro.

Espero que vocês tenham gostado!

Postagem publicada pelo Matheus Bertoluci

0 comentários:

Postar um comentário

Obaaaa, muito obrigada por comentar, volte sempre! Beijoss!

 
© COPYRIGHT 2014-2017. ENFIM RESOLVIDO. ALL RIGHTS RESERVED. DESIGN BY GABRIELA FREITAS