enfim resolvido
  • BLOG

    BAIXE O PLANNER FINANCEIRO

  • Lions

    RESENHA DO LIVRO AZAR O SEU

  • Snowalker

    A MENINA DOS OLHOS MOLHADOS

  • Howling

    RESENHA LIVRO DE REPENTE

  • Sunbathing

    RESENHA PS AINDA AMO VOCÊ

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Diferenças entre o colégio e a faculdade + o que mais sinto falta

via reprodução
Hey gente!

Na justificativa do meu sumiço, contei sobre o pouco tempo que estou tendo devido à faculdade, trabalho e blog.

Pensando nisso, resolvi separar as diferenças entre o colégio e a faculdade, até para quem está acabando o ensino médio e quer entrar na faculdade perceber que nem tudo são flores.

NA FACULDADE NÃO É OBRIGADO USAR FARDA
Meu professor falou algo que tive que concordar: "No ensino médio fazemos de tudo para não usar a farda, mas quando entramos na faculdade é a primeira coisa que procuramos."

Não sei vocês, mas sempre estudei em colégios/escolas que o uso da farda completa era obrigatório, então a minha maior vontade era não precisar usar mais.

Sendo que, quando começamos a usar nossas roupas maravilhosas na faculdade, vai chegar um tempo que você não tem mais estoque de roupa, elas irão se estragando, você precisa comprar mais e tudo o que você queria agora era poder ter uma farda para chamar de sua.

Tem faculdades que possibilitam o aluno a comprar camisas padronizadas do curso, porém é apenas a camisa, ainda bem. E o restante do look fica ao seu critério.

VOCÊ NÃO VAI TER MAIS O RECREIO PARA CONVERSAR COM SEUS AMIGOS

[ENS. FUNDAMENTAL] Sabe na sua época do recreio que você chegava todo feliz com sua lancheira cheia de comida, dividia com seus amiguinhos, batia uns papos e depois voltava para a aula pra desenhar?

[ENS. MÉDIO] E quando você começou a perceber que não era mais recreio e sim intervalo, comprava de vez em quando seu lanche na cantina por que precisava juntar dinheiro, colocava os papos em dia (mesmo podendo colocar enquanto o professor dava aula), chegava à aula com sono e muitas vezes dormia e apesar de tudo dava o tempo certo de você conseguir a aprovação?

[FACULDADE]
A faculdade tem cenário diferente. Você não tem intervalo, você quase não tem tempo para comer, se conversar ou dormir são dores de cabeça para conseguir recuperar e entender o assunto além do dinheiro que seria economizado vai servir para as xerox que os professores passam.

SABE O DITADO “QUEM NÃO COLA NÃO SAI DA ESCOLA”?
Então, esquece esse ditado. Durante todo o nosso estudo, nos preparamos para a faculdade e mercado de trabalho. Quando entramos na faculdade, percebemos literalmente que somos concorrentes. No meu caso, todos que estudam comigo vão ser engenheiros, vão competir comigo uma vaga de trabalho, vão se esforçar para ter o diferencial e passar na frente dos demais. 

Amizade na faculdade existe? Claro que sim, porém temos que entender que somos um grupo de pessoas atrás de trabalho onde está cada vez mais difícil encontrar.

É NORMAL REPROVAR
Eu nunca reprovei e mesmo não sendo normal para mim, é normal para muita gente. Mas muito cuidado com as reprovações por que conta no seu índice acadêmico.

MESMO SE VOCÊ ESTUDAR MUITO, AINDA VAI TER COISA QUE VOCÊ NÃO SABE
Pode ser a realidade de pessoas até no ensino médio, mas na faculdade você vai ver que isso vai se tornar frequente. 

Você vai estudar muito para uma prova e quando chegar a hora só vai ter algumas questões que sabe responder.

VOCÊ NÃO VÊ A HORA DE ACABAR O PERÍODO
Sabe quando a faculdade pega todas as suas forças e chega um certo período que você não aguenta mais apresentar um seminário? Nessa hora o que mais queremos são as maravilhosas férias e a paz de não precisar estudar para a próxima prova.

No colégio sempre sentimos aquela saudade de estar com os amigos na sala.

Eu sinto muita falta de começar a estudar com uma turma e terminar com ela, sabe? Na faculdade "seu grupo" só fica junto até durar o período. Muitos reprovam, escolhem outras matérias para pagar, desistem, trocam de curso etc.

Espero que tenham gostado!

Lembrem-se: nunca desistam dos seus sonhos! Se você ainda estiver no ensino médio e quer entrar em uma universidade, corra atrás disso e se dedique muito.

Me contem outras diferenças entre faculdade e colégio que vocês lembram haha

Beijos, Lah!

12 comentários:

  1. Amei, amei e amei o post <3 Nunca tinha lido um post assim. Ainda estou no ensino fundamental, próximo ano vou pro médio e jã estou tipo, chorandoooooo!

    myuniversoparticular.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então se dedique muito, mocinha... e nunca desista dos seus sonhos, lute pra conseguir! Boa sorte, viu? Bjos

      Excluir
  2. Pura verdade a questão de usar farda, eu me arrependi amargamente no primeiro período da faculdade mesmo hahaha. E eu também não me lembro de ter um intervalo tranquilo na faculdade, acho que nunca existiu haha

    Beijos,
    rodoviadezenove.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo hahaha ainda bem que consegui a minha camisa personalizada! \o/ bjss

      Excluir
  3. Eu nunca tinha parado para encarar os colegas de faculdade como concorrência, mas o fato é que você está coberta de razão! Eu não faço faculdade ainda, não tinha me decidido. Mas quando entrar, vou entrar com toda a disposição pra encarar esses períodos que sugam até a alma hahaha
    Gostei do post!

    Baú de Canto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post hehe eu tava louca pra entrar logo na faculdade e confesso que não vejo a hora de eu acabar hahaha bjoss

      Excluir
  4. Bateu uma saudades da faculdade agora, já passou kkkk
    Intervalo na faculdade? Só se for no primeiro ano né? Porque depois você nem percebe que o intervalo passou por causa dos trabahos, menos ainda quando está fazendo o TCC :( Adorei o post Lah!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, eu nem lembro mais de ter tempo vago na faculdade. E quando tem, só quero dormirrrrrrr ;/ bjoss

      Excluir
  5. Papai do céu abençoe os uniformes! Eu não via mal nenhum em usá-los quando tava na escola e fiquei a cara da pessoa arrasada quando chegou na faculdade tendo que usar as próprias roupas. Meu guarda-roupa é bem, bem, bem vazio, então isso me deixa(va) com certa vergonha. O que acabei fazendo: além de pegar essas camisetas do curso, fui na Riachuelo e na Marisa e comprei algumas daquelas blusinhas de mesmo modelo, só mudando a cor, que custam uns 20 reais no máximo. Elas e um jeans são mais do que o suficiente pra faculdade (mas claro, tem aqueles dias que dá a doida e vou mais arrumada, com um vestido e tal).

    Intervalo eu ainda tenho! Como as minhas aulas são bem longas (de 4 a 5h, direto), os professores dão uns 15 minutos pra gente sair, beber água, comer alguma coisa. É bom pra dar uma relaxadinha, mas não deixa de ser puxado.

    Percebi que mais normal do que reprovar é desistir de matéria. Desisti de duas até o momento, porque não aguentei conciliá-las com meus trabalhos fora da faculdade (que, graças aos céus, não são poucos). Agora, ao invés de pegar mais matérias do que posso fazer, estou pegando apenas algumas por semestre.

    Eu fico chocada quando vejo alguém colando na faculdade???? No colégio nem tanto pq, sinceramente, tem muita coisa lá que não vai nos servir de nada fora da escola, mas faculdade?! Socorro, essa é a profissão que você escolheu seguir. Se na prática algumas matérias teóricas não vão fazer grande diferença, bem, nos concursos aquele conteúdo todo pode aparecer de novo. Na faculdade, nada é dispensável como na escola.

    Gostei muito do post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz a mesma coisa que você, comprei várias roupas em lojas de departamento hahahaha quem nuncaaaaaa? Eu também fico de cara quado alguém "cola" na faculdade, por que pra mim, penso que é a profissão que vamos seguir, né? Fico feliz que tenha gostado do post... bjss

      Excluir
  6. Adorei o post, ano que vem ingresso na faculdade se Deus quiser e tô muito ansiosa pra essas novas mudanças! http://www.registrodehistorias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mudança foi muito boa pra mim, espero que pra você também :D bjos

      Excluir

Obaaaa, muito obrigada por comentar, volte sempre! Beijoss!

 

criado e codificado para o blog Enfim resolvido
cópia proibida © 2015