enfim resolvido
  • BLOG

    BAIXE O PLANNER FINANCEIRO

  • Lions

    RESENHA DO LIVRO AZAR O SEU

  • Snowalker

    A MENINA DOS OLHOS MOLHADOS

  • Howling

    RESENHA LIVRO DE REPENTE

  • Sunbathing

    RESENHA PS AINDA AMO VOCÊ

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Como é o fechamento de parcerias, contrato e forma de pagamento

Hey gente!

Consegui fechar uma parceria e agora? Muita gente tem dúvidas ao solicitar parceria às empresas e até mesmo como proceder ao fechar a parceria.

A Bruna me indicou essa pauta no post de como conseguir fechar parceria com empresas e cá estou eu pra desenvolver com base na minha experiência e opinião.

Receber produtos para resenhar por que a empresa gostou do seu trabalho é incrivelmente bom. Já recebi muita coisa legal desde comecei a blogar e no início quase não sabemos como agir depois que finalmente conseguimos fechar a parceria com a empresa.

A primeira dica que se pode dar a alguém que está começando na blogosfera é: NÃO crie um blog pensando que sua casa não vai ter espaço de tanta coisa que você recebe por mês. 

Para você poder receber a primeira caixinha com produtos para resenhar, no MÍNIMO, você precisa trabalhar e se esforçar para ter conteúdo de qualidade e a empresa conseguir enxergar o potencial existente no seu blog. 

BUT cuidado com certas empresas que você entra em contato ou que entram em contato com você. Não é só por que estão oferecendo parceria que você deve aceitar. Primeiro olhe o histórico da empresa e a reputação dela. Se estiver tudo ok você pode começar a pensar na publicidade futura. 

Parceria com editoras geralmente são por formulários e em datas estipuladas, como um processo seletivo. Não sei como funciona ainda por não ter nenhuma mas me inscrevi em algumas, caso meu blog seja aprovado depois posso fazer um post exclusivo com o funcionamento. 

Parceria com lojas geralmente é por email. Já contei no post sobre a importância do mídia kit o quão é essencial você ser formal nessas situações. Já cansei de receber inbox de pessoas pedindo parceria de uma maneira literalmente errada e inconveniente. Em quase todos os sites tem o email para contato mas se não tiver pergunta como pode entrar em contato com eles e não vá jogando links pra quem não pedir. 

TIPOS DE PARCERIA MAIS COMUM
1. PUBLI
Pode ser vídeo ou post mas você recebe produtos da empresa pra contar sua opinião sobre eles. Também pode ser remunerado ou não. Aqui se encaixa a permuta que é a troca da empresa com o blog. Eles te enviam os produtos e você conta o que achou no blog. É o que geralmente eu trabalho. 

2. BANNERS
Sabe quando  você entra em um blog e geralmente tem blocos indicando empresas e marcas? Eu também indico os parceiros do blog e estão visíveis na lateral. Mas cuidado para não colocar banners demais e poluir visualmente o layout do seu blog com publicidade, ninguém merece e com certeza afetará nos seus números já que raramente alguém gosta disso.

3. SORTEIOS
As empresas podem fornecer produtos para serem sorteados no blog. Ambos ganhariam caso tivessem regras como: curta a fanpage do patrocinador e a do blog. Você pode não ganhar o produto mas ganha em números, apesar de cada vez mais gente criar perfis para participar dos sorteios e depois desfazer as regras só por que não ganhou.

Eu nunca trabalhei com contrato talvez por não envolver dinheiro em muitas vezes e não ter toda essa burocracia. 

A forma de pagamento mais comum é depósito ou transferência bancária. 

CUIDADO: Só postem algo sobre a empresa quando cumprirem a parte deles no negócio. Nunca aconteceu comigo mas já ouvi de muitos blogueiros que empresa tal não cumpriu com o que foi estabelecido, não pagou o valor ou não enviou os produtos.

Geralmente quando um blog "pequeno" fecha parceria com uma empresa vários blogs vão atrás dessa empresa para solicitar parceria também. NÃO é por que a empresa fechou com o outro blog, que vai  fechar com o seu.

Espero que vocês tenham gostado!

Alguém ainda tem dúvidas sobre esse assunto? Pode deixar dicas nos comentários que tentarei esclarecer!

Beijos, Lah!

34 comentários:

  1. Adorei esse post, e vamos combinar que algumas blogueiras tem que entender que pode demorar bastante para se conseguir parceria, a empresa tb precisa ganhar algo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, sinto vergonha alheia em alguns casos hehe Que bom que gostou <3 Beijos

      Excluir
  2. Adorei o post, você como sempre nos ajudando. Acho legal sorteios parceiros. Ainda não tenho nenhuma parceria, fico na dúvida em o que escrever quando vou solicitar, aí nunca tento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Mika <3 O importante é que você fale os dados e sua proposta! Beijos

      Excluir
  3. Nossa, eu tava precisando mesmo desse post Lah! Esclareceu muitas dúvidas, agora é só ficar na torcida, e se der certo, colocar tudo em prática!
    Beijoo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Lay <3 boa sorte pra ti, você merece demais! Beijos

      Excluir
  4. Gostaria de criar parecerias futuramente e eu ainda estava com algumas dúvidas
    e seu post me ajudou muito, ótimas dicas

    Beijos <3
    www.quietlypink.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Estou começando a preparar meu blog para receber parcerias, suas dicas foram muito úteis. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que deu pra ajudar, Renata! :D Beijos

      Excluir
  6. Muito bom o post, gostei de saber desses detalhes! Eu queria saber um pouco mais sobre as editoras, mas esse já serviu pra esclarecer bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre as editoras não sei explicar detalhadamente mas as que vi funcionam assim: a editora envia um email p o blog com os lançamentos do mês e você escolhe quais quer receber. Não sei quantos livros recebem mas você só pode receber de novo se tiver resenhado os que escolheu, até por que é uma troca com o blog. Que bom que gostou do post ^^ beijos

      Excluir
  7. Adorei o post, boas dicas para quem quer já começar a buscar parcerias. Gostei do modo como você explicou como fazer parcerias com editoras e lojas. Seu blog é incrível, tem bastante dicas legais e gosto dos post's *-*
    Beijos!
    http://www.ladystronger.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaa <3 fico feliz que goste do blog!! ^^ Que bom que gostou do post! Beijos

      Excluir
  8. Estou pensando em buscar parcerias esse ano, e o post esclareceu algumas dúvidas que eu tinha, principalmente em relação às editoras. Muito obrigada, de coração!
    Beijos!
    Uma tal Xavier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que deu pra ajudar \o/ boa sorte pra ti <3 beijos

      Excluir
  9. Perfeito, ainda não penso em fazer parceria mas não nego, seria bom fazer algo pra ganhar dinheiro com coisas que você gosta de fazer é principalmente com empresas confiáveis. Como não tenho nenhum conhecimento de como conseguir isso, esse post me ajudou a ter mais esclarecimento no assunto. Quem sabe em 2016 eu consiga aprender a fazer parcerias pro blog que ajuda meus leitores né? Muito bom o post Laise. Ah, coloquei você nos meus favoritos de janeiro viu? Beijos ica com Deus <3

    http://joicyrecco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza você vai conseguir, adoro seu blog <3 fiquei muito feliz quando viiiii, muito obrigada, sério <3 Beijos

      Excluir
  10. Ai deus esse post é tudo de bom! aha como Não conhecia aqui ainda? ahah sempre tive muito duvida com isso. Achei super legal a abertura que vc teve nesse post, muita gente fica meio assim com dedos pra falar sobre isso.

    Eu sempre tive um pouco de medo disso, até que o ano passado ocorreu e eu fiquei super feliz com o resultado. Acho que parcerias sempre são muito boas, mas eu sempre busco seguir o que o meu blog quer passar, se uma empresa que não tem nada a vê com o meu blog, me procurar, provavelmente não irei aceitar. mas achei legal ver que não são só parcerias de dinheiro ou troca de produtos :D ótimo post!

    beijnhos :*
    japona.mairanamba.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yayyy que bom que gostouuu \o/ Quando comecei a blogar raramente via post sobre isso, então percebi que muita gente não fala mesmo sendo importante. É muito importante também analisar bem antes de aceitar uma publicidade! Beijos

      Excluir
  11. Que post show, sou blogueiro e sempre tive dúvidas em relação a parcerias. Ainda não tenho nenhuma, mas espero que em breve consiga! Parabéns!

    ~ http://www.umdiarioquasenormal.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou hehe boa sorte!! Beijos

      Excluir
  12. Muito esclarecedor seu post Laíse, super nos ajuda a entender como tudo acontece. Uma dúvida que eu tenho é sobre parcera com loja gringa tipo, shein, choies, no seu caso, oasap - Como acontece? a empresa te contata? tem como contata-los? Você pode fazer um post assim? Obrigada desde já por todos os posts de ajuda para blogueiros ♥, Blog B de Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que deu pra ajudar Bia. A oasap entrou em contato comigo e resolvemos tudo por email, mas as outras duas gringas eu que entrei em contato e contei as qualidades do blog em inglês hehe Sua dica está anotada, obrigada <3 beijos

      Excluir
  13. Sensacional , eu gosto do teu blog pq ele além de me chamar atenção me ajuda em muitaaaaa coisa menina <3
    Poderia ensinar a fazer o midia kit ?
    Beijos<3
    http://toledojade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaaa, fico felizzzz <3 Eu já ensinei e falei sobre mídia kit mas posso tentar melhorar na próxima, dica anotada!! \o/ Beijos

      Excluir
  14. Acho que todo mundo que trabalha com o blog pensa como pode começar a ganhar futuramente e quando a gente ganha as dicas de uma amiga de trabalho é melhor ainda, adorei o post Lah.
    xx

    http://www.folhasdeoutono.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Ju! Adoro ajudar <3 Beijos

      Excluir
  15. Suas dicas são ótimas e me ajudaram muito! Estou adorando o blog, mas não consigo ir para as postagens anteriores, pois não encontro no botão no final do blog.
    Beijos :)

    www.arrasandodeallstar.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Kah!! Cê tá pelo celular? Vou procurar o problema! Beijos

      Excluir
  16. Muito interessante! Já tive parcerias com editoras, e geralmente o processo era de receber um livro e fazer resenha, sendo que algumas exigiam divulgar lançamentos e notícias da editora. Tive parceiras super de boas e era uma delícia trabalhar com elas, mas sempre tem umas que acha que blogueiro é burro. Cansei de ver blogueiros enchendo o blog de divulgação de uma editora (não a resenha do livro, mas lançamentos, eventos e notícias relacionadas a editora em si, uns quinhentos posts por semana), a troco de um ou dois livros, e sempre achei isso muito inconveniente. Quer dizer, você está cedendo seu espaço e seu tempo para divulgar informações da editora, às vezes até informações demais, a troco de um, dois livros? Nunca gostei disso. Sempre preferi as parcerias onde divulgar ou não um lançamento ou um evento ficasse a seu critério, se a editora fosse legal, e a novidade tivesse a ver com meu blog, claro que eu ia querer divulgar! Não criei um blog pra prostituir ele a troco de livros.

    Também fiz parcerias com autores e essas foram as mais legais, só umas duas decepções, mas nada que me deixasse chateada. Tive autores que foram verdadeiros amigos e era muito bom conversar com eles!

    Atualmente não tenho tanto foco em parcerias, por enquanto quero construir algo sólido, fazer amizades, melhorar meu blog, talvez eu comece a pensar em parcerias de novo. Sempre tive algumas editoras e empresas que era meu sonho ser parceira delas haha'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso assim também. Creio que seja muito importante melhorar o blog o máximo possível que as coisas chegam naturalmente! Bjps

      Excluir
  17. Estou buscando informações em como fechar parcerias e encontrei seu blog, amei todas as informações, não tenho blog, tenho uma empresa e recebi uma proposta e fiquei sem saber o que responder e como fazer, me ajudou muito.. Espero que essa parceria fechada nos traga retorno esperado para ambas as partes... sucesso e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que consegui te ajudar \o/// Boa sorte!!! Sucesso pra ti...

      Excluir

Obaaaa, muito obrigada por comentar, volte sempre! Beijoss!

 

criado e codificado para o blog Enfim resolvido
cópia proibida © 2015