enfim resolvido

sábado, 19 de dezembro de 2015

Resenha do livro "para todos os garotos que já amei" - Jenny Han

Hey gente!

Sabe quando encontramos um livro por acaso e nos apaixonamos? Essas coisas costumam acontecer comigo e venho apresentar a minha mais nova paixão: para todos os garotos que já amei - Jenny Han.

Título Original: To all the boys I've loved before
Autora: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 320
Ano: 2015
Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar
A jovem Lara Jean escreve cartas de despedidas a todos os garotos que já amou, mas as guarda em uma caixa de chapéu azul-petróleo que era da sua mãe. Inicialmente era só para despedida e ninguém podia ler, principalmente os garotos. Foram cinco cartas ao todo e tudo começa a ficar complicado quando misteriosamente essas cartas são enviadas aos seus destinatários.
“De todas as coisas que guardo, acho que posso afirmar que as cartas de amor são meus bens mais preciosos."
Nos primeiros capítulos conhecemos um pouco melhor a vida da Lara Jean, a protagonista. O livro todo é narrado por ela. Algumas histórias são narradas de início e são necessárias para compreender certos fatos na frente.

Sua família é composta por quatro pessoas. Ela, seu pai Danny e suas duas irmãs. Margot, a irmã mais velha (e responsável por quase tudo) e Kitty, a mais nova. A mãe faleceu a seis anos em um acidente doméstico.

Como seu pai sempre trabalhou muito, a Margot por ser mais velha precisava cuidar das irmãs.

Margot decide fazer faculdade na Escócia e a partir daí que a Lara começa a ter maiores responsabilidades já que sua irmã não estará mais cuidando de tudo.

A Margot tem 18 anos, a Lara 16 e a Kitty 9. Por muitas vezes, a Kitty pareceu não ter essa idade. Ela em certos momentos parecia ser mais velha que a Lara e até da Margot. Desde o início me encantei com o jeito encantador da Kitty. Ela se parece comigo, quando menor.

As cartas que a Lara escrevia não eram de pessoas que ela se relacionava e sim para garotos que ela queria contar algo como alguma atitude tomada que ela gostou, a admiração que ela sente/sentiu mas que tem vergonha de contar, além de reclamações e análises. São pequenos desabafos para garotos que ela amou, ou pelo menos achava que tinha amado. A Lara descreve como sendo amores intensos.
- Não sei por que está tão chateada. Fiz um favor a você. Eu poderia ter desmentido a sua história.
Hesito. Ele tem razão. Poderia.
- E por que não fez isso?
- Você tem mesmo um jeito engraçado de agradecer. De nada, aliás.
Lara Jean começa a namorar de mentira apenas para o garoto que ela realmente gosta não pensar que ela ainda gosta dele, já que ela escreveu tudo na carta enviada.

Mas o que a Lara Jean não esperava é que talvez estivesse se apaixonando e não pelo garoto que pensou que era apaixonada.

Josh e Peter também participam muito do livro, todos possuem uma história e a Lara Jean explica com o decorrer da leitura. Além da melhor amiga da Lara, Chris.

Josh é aquele personagem que você se apaixona de cara e Peter é aquele que você vai se apaixonando aos poucos e sabe que não aguentará viver muito tempo longe (apesar de ter momento que você tem vontade de dar um puxão de orelha neles). Chris é aquela sua amiga louca que aproveita cada minuto da vida sem se importar com que os outros vão falar.
- Só acho que você deveria das às pessoas a chance de conhecerem você... Se as pessoas conhecessem, amariam você.
... você parte meu coração. E é um mentiroso. Por que você me conhece, me conhece melhor do que quase qualquer um, mas não me ama.
Eu já sabia que se tratava de uma historia de uma menina que escrevia cartas para seus antigos amores, mas nunca enviava até que misteriosamente elas são enviadas. Eu pensava que o livro inteiro se baseava a isso, confesso, por isso mesmo demorei a começar a ler.

Meu pensamento se baseava em: 1) a garota escreve cartas, 2) depois as deixa perdida pelo armário, 3) mas aí as cartas são enviadas, 4) ela lembra dos antigos amores, 5) depois começa uma revolução na vida dela, 6) ela sofre e por fim 7) encontra um grande amor, que ainda nem escreveu carta para ele.

Mas não, o livro não é assim e se você tiver pensado que nem eu, esquece e comece já a ler o livro.
A sequência do livro é "p.s.: ainda amo você" e tem previsão para ser lançado no primeiro semestre de 2016 pela Editora Intrínseca
Acho que agora consigo ver a diferença entre amar alguém de longe e amar de perto. Quando você convive com a pessoa, vê quem ela é de verdade, e ela também vê você.
Minha classificação: 5 de 5
Comecei a ler pensando que era algo previsível mas não é.

Eu contei na resenha do livro não se iluda não, que eu tenho um problema de começar a ler algo sem ler sinopse e o que me fez procurar mais sobre o livro foi a capa. Um amorzinho. Você já pensa que a história vai ser incrível e com certeza foi.

A leitura te prende. Finalizei em dois dias. É uma leitura agradável que recomendo.

Tem capítulos curtos, você pisca e já tem outro capitulo. São 72 capítulos ao todo.

Comecei gostando da Margot, mas com o passar do tempo parece que ela estava superprotegendo a Lara e isso me incomodou. Por muitas vezes pareceu que ela não ficava feliz pela Lara.
No site do livro para todos os garotos que já amei, você pode fazer download desses cinco papeis de carta que eu utilizei ou fazer sua própria carta, escolhendo compartilhar ou não. Você pode deixar do tamanho que desejar.

Espero que vocês tenham gostado da resenha!

Eu estou muito ansiosa para ler a continuação e claro, venho resenhar aqui.

Vocês já conheciam esse livro? É muito bom quando encontramos um novo amor por acaso, né?

Beijos, Lah!

10 comentários:

  1. Esse livro parece ser muito amorzinho, já que 1) ela escreve; 2) repita o fato um. Você disse que a história é muito mais que isso então eu tô bem mais ansiosa pra ler. Mas, gente, só 160 páginas? Pensei que era bem mais. Acho que vou esperar pelo lançamento de P.S. Ainda Amo Você para ler os dois no mesmo dia, ou quem sabe procurar pelos pdfs da vida, hahaha.
    Nesse momento tô lá no site do livro (Intrínseca maravilhosa como sempre) lendo as cartas das pessoas, uashuahasjh.
    {caosologia}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade são 320 páginas mas eu tenho um problema de pensar algo e escrever outra coisa, sabe? hahaha Então eu errei, sorry! O livro p.se ainda amo você vai ser lançado dia 11 de janeiro e já tá disponível pra comprar na pré venda! yayyy <3 Ainda vou deixar minha cartinha por lá também \o/ Beijos

      Excluir
  2. Já tinha ouvido falar sobre esse livro diversas vezes, mas nunca havia me interessado em lê-lo, porém, depois dessa resenha vou correr pra ler, e saber mais sobre essa história! Parabéns pela resenha e pelo blog!
    Bjs!
    Quase de Repente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaa, que bom ler isso Maiara! Espero que você goste hehe beijos

      Excluir
  3. Oi, eu amei a resenha. Esse livro está na minha lista desde o mês retrasado e até agora não tirei um tempinho para lê-lo. Mas depois dessa resenha incrível eu estou super interessada no livro, já estou morrendo de amores *u* Seu blog é lindo, e com certeza voltarei aqui mais vezes, seguindo ♥ Beijos e até.
    Se quiser saber de onde brotei...
    Radioativa | Geovana Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Geo hehe Que coisa marrr linda de se ler <3 seja bem vinda e volte mais tá?! Beijos

      Excluir
  4. Nossa, eu adorei o livro. Tem muitos livros do gênero parecido com títulos parecidos e quando você vê mais 1, julga logo, o famoso julgar um livro pela capa. A questão de não ser previsível me deu muita vontade de lê-lo mesmo apesar de eu ter julgado ele antes de ler tua resenha.

    xx

    www.folhasdeoutono.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Ju, vale a pena ler sim, espero que goste também hehe beijos

      Excluir
  5. Eu não tenho palavras para descrever o quanto sua resenha está um amor!
    Eu tentei resenhar esse livro mas não consegui, ainda não sei como me sentir em relação a ele sabe?
    Por um lado é uma história normal de adolescente mas por outro me fez sentir e lembrar de tantas coisas.
    Eu sou muito intensa, já me apaixonei muito também. E me identifiquei muito com a Lara!
    Já li várias vezes porque foi muito complicado me despedir dos personagens, apesar de odiar a Genevieve. Até a Gogo não gostei muito, achei ela meio chata em relação a Lara.
    Gosto do Josh mas não adiantou, minha paixão mesmo é o Peter, ele é tão fofo do jeito errado, não sei explicar, apaixonei rs
    Não vejo a hora de ter o segundo livro físico em mãos.
    Pensei que ia lançar mais pra frente,gostei de saber que vai ser em janeiro! Já vou comprar na pré venda!

    Parabéns pela resenha!
    Beijos!!

    www.colecionosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me sinto desse jeito em alguns casos Tati, ainda não consegui expressar tudo o que sinto por ele ;x Eu também me apaixonei por Peter haha tenho tantos amoressss!!! <3 Eu já quero sua resenha, viu? haha <3 Beijos

      Excluir

Obaaaa, muito obrigada por comentar, volte sempre! Beijoss!

 
© COPYRIGHT 2014-2017. ENFIM RESOLVIDO. ALL RIGHTS RESERVED. DESIGN BY GABRIELA FREITAS