enfim resolvido

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

O que fazer para conseguir fechar parceria com empresas


Hey gente

Desde que comecei a trabalhar com layouts e afins, ando recebendo muita proposta de parceria porém ocorreu de algumas vezes sair de gente que não tinha um pingo de cuidado em fazer isso e como blogueira sei o quão a postura é importante para fechar parceria.

Dizem que "se conselho fosse bom não se dava, se vendia" mas como pratico o "faço para os outros o que desejo que façam para mim" resolvi separar dicas de como se comportar ao entrar em contato com empresas solicitando parcerias além de como conseguir fechar parcerias com base nas minhas experiências de blogueira e designer freelancer.

1- NUNCA ALTERE DADOS OU MINTA
É um dos conselhos mais valiosos que uma pessoa pode dar. Do que adianta você dizer que tem 10 mil likes na fanpage e seu público ser de mais de 50 mil views mas na verdade não passou de mil na fanpage e no blog? 

Sim! Ocorreu comigo de me mandarem inbox no meu perfil pessoal tendo uma escrita internetês e nada correta falando das estatísticas do blog e citando dados como esses porém quando eu fui olhar os links que a pessoa NÃO me mandou, vi que não era nada disso.

É muito importante que você seja verdadeiro não apenas em dados mas ao elogiar e falar dos produtos da empresa. Fale realmente o que você acha, seja sincero. E se receber produtos para resenhar, não minta sobre sua opinião apenas por que você está ganhando algo. Lembre-se: sua opinião pode influenciar os demais!

2- SEJA FORMAL E TENHA UM MÍDIA KIT
 Tenha cuidado na forma de como você deve abordar a empresa. Recebo frequentemente muitos inboxs tanto na fanpage como no meu perfil e sem dúvidas, você está fazendo isso errado. 

Recentemente ocorreu vários casos com uma empresa que estava fechando parceria com vários blogs legais porém certas pessoas não tiveram ao menos noção de entrar em contato com eles por email, falaram por instagram ou apenas enviaram inbox para a fanpage pedindo produtos para resenha! NÃO FAÇAM ISSO NUNCA NEVER JAMÉ

Como também trabalho com mídia kit, as principais informações para colocar no mídia kit que recomendo são: 
- Estatísticas mensais ou total, sempre informando a escolha e de onde tirou os dados.
- Texto sobre você e sobre o blog.
- Público do seu blog como informações demográficas, faixa etária e gênero.
- Que tipo de publicidade você aceita no blog
- Estatísticas das redes sociais
- O diferencial do seu blog e por que as empresas devem anunciar nele e não no blog vizinho

Por que todas essas informações?
- As estatísticas são fundamentais para a empresa saber como anda o seu blog, lembrando sempre que não adianta ter apenas números sendo que interação e qualidade nas postagens falta. Penso que os três devem estar em sintonia.
- As informações sobre o blog são para os blogueiros informarem dados como quais categorias que o blog aborda, quanto tempo tem, por que criou o blog etc.
- Como alguém pode anunciar no seu blog sem saber para que público ele está sendo lançado? Não adianta anunciar fraudas no seu blog se o mesmo não tem público para isso.
- A publicidade é algo a se conversar e por isso muita gente não coloca valores. Nunca tive nada contra colocar valores no meu mídia kit porém sempre altero quando vejo que as estatísticas mudaram.  Exemplos de publicidades: publipost, colocar o banner da empresa no seu blog durante x meses, publivídeo etc.
- Sabemos que redes sociais ganharam vida própria e vem bombando de uns tempos para cá. Há casos da empresa não querer divulgar no seu blog porém quer anunciar no instagram, por exemplo. 
- Em todos os meus mídias kits passados eu não tinha colocado esse ponto, porém a cada dia surge tanto blog, que os anunciantes precisam saber o seu diferencial.

Mas caso você não tenha mídia kit significa que não pode fechar parceria? PODE!
Basta fazer um texto contendo todas essas informações e ir atualizando quando perceber que os dados estão mudando. Nada de: "oi td bom? vocês poderiam me enviar alguns produtos p resenhar no blog? obg!"

3- SAIBA POR ONDE ENTRAR EM CONTATO
Como falei anteriormente, já ocorreu comigo e com outras empresas de entrarem em contato pelo facebook. Acho isso o fim e demonstra a falta de profissionalismo que você tem. 

Geralmente no site das empresas há o email para contato. Basta pegar esse email e enviar o seu mídia kit ou texto com informações do seu blog.

4- TRABALHE COM QUALIDADE
Se suas postagens forem organizadas, sem erros de português, fotos com qualidade e a empresa perceber que está sendo feito com cuidado e qualidade, poderá entrar em contato com você. 

O importante é que você poste por que gosta e não para ganhar produtos. 

5- NÃO IMPLORE POR PARCERIAS
Cansei de ver em grupos que participo no facebook pessoas pedindo dicas de como conseguir parceria ao invés perguntar algo como: onde eu posso melhorar? 

Quando um trabalho é bem feito vão perceber e gostar, a ponto de uma empresa entrar em contato com você solicitando mídia kit ou fazendo alguma proposta. Apenas dê o seu melhor fazendo com que seu blog cresça.

Espero que tenham gostado!

Alguém tem mais dúvidas sobre mídia kit? Quais outras dicas vocês indicam?

Beijos, Lah! 

30 comentários:

  1. Menina, ótimas dicas! Sempre vejo esse tipo de comportamento pelas páginas e grupos do facebook também. Acho importante que se tenha um certo tipo de postura e que o profissionalismo seja mantido sempre. Parcerias são coisas sérias, apesar de muita gente achar que é coisa boba. Você está se dispondo do seu tempo e a resenhar sobre algo, isso requer o mínimo de cuidado e atenção. Como você disse, isso influencia as pessoas (tanto as que leem o seu blog quanto as que estão ao seu redor).
    Uma pena que mesmo que leiam essas dicas, ainda exista muita gente que não absorve. Lê por ler.
    Sua parte está feita. Que as pessoas aproveitem e saibam absorver bons conselhos gratuitos como os desse post! Amém hahaha

    http://baudecanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou das dicas! hehe Espero que esse povo entenda mesmo o recado! \o/ Bjos

      Excluir
  2. Amei as dicas, Lah! Super válidas, as vezes ao ver tantas gafes a gente até sente vergoinha alheia né? kk

    Beijos, S de Sarah

    ResponderExcluir
  3. Garota, você não sabe como isso me ajudou! Eu queria muito um dia fechar um negócio com alguma empresa e muitas pessoas já me incentivaram à fazer isso, mas eu acho que eu não tenho um público fixo para isso. Não tenho tantas visualizações no blog por dia. E também acho que os meus conteúdos não seguram as pessoas para que elas voltem sempre. Mas eu amei as suas dicas e vou tentar ao máximo seguir elas direitinho!

    http://www.intensosdevaneiosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não diga isso mulher, tente fazer seu máximo, divulgue muito p que novas pessoas conheçam e nunca deixe de postar... Seu blog é lindo! Bjos

      Excluir
  4. Que legal a sua iniciativa de post!
    Adoreii, meu blog está no começo e esses posts sempre são validos né!

    Beijossss, Chris Pereira
    http://blogdontstop1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Chris! hehe Sim, são super válidos p não ter chance de você errar mais na frente \o/ Seu blog é muito amorrr!! Bjos

      Excluir
  5. Olá, tudo bem? Gostei muito das dicas, tenho uma sugestão de post para você, pois gostaria muito de saber com é o fechamento da parceria, sobre contrato, forma de pagamento, etc. Se poder fazer um post assim, seria ótimo, bjs!
    blogbrunanatalia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, tudo bem sim e contigo? Que bom que gostou das dicas! Sua dica está anotada, muito obrigada pela sugestão! Bjos

      Excluir
  6. ÓTEMAS dicas La! Eu estou sofrendo para fazer o meu próprio Mídia Kit, mas tenho fé que ainda este ano ele deve sair e que fique bom! Eu ainda estava com algumas dúvidas de "o que eu devo colocar nisso?", mas com o seu post as dúvidas não existem mais hehe Amei o post, beijossss <333

    www.blogeaigabi.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostouuu Gabi hehe Se precisar de ajuda com o mk pode me chamar \o/ Beijoss <3

      Excluir
  7. Seria perfeito se as pessoas seguissem as suas dicas. Principalmente a de pedir parceria pelo face ou por implorar por parceria, acho isso o fim. Só demonstra mais ainda que as pessoas querem blog apenas para esse fim e nada mais. É triste. Adorei o post! Beijoos ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade haha me senti tão incomodada com a situação que resolvi falar. Que bom que gostouu <3 Beijos

      Excluir
  8. Não implorar por parcerias é primordial \o/
    Preciso muito desenvolver logo meu mídia kit, ainda nem tenho :s
    Adorei o post!
    beijos
    Ganurb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Bru! Quando a empresa descobre seu potencial, é melhor ainda! \o/ Beijos

      Excluir
  9. Dicas valiosas essas viu! Uma pena que nem todos seguem.... Algumas pessoas acham que ter blog é ganhar produto de graça e por isso a cada dia surgem vários outros blogs...
    Sou do tempo que tínhamos blogs e postava com amor,além do quê fazíamos amizades e ajudávamos umas a outras (tenho saudade desse tempo).
    Òtimo post adoreiii
    http://deliriodeesmaltes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, sinto vergonha alheia desse povo hahaha Que bom que gostou do post! \o/ Beijos

      Excluir
  10. Ótimo post Lah, com dicas super importantes, eu ainda não entrei em contato com nenhuma empresa, acho que isso deve ser feito com muito cuidado, e acho também que ainda não tenho público suficiente... gostaria muito de ter um mídia kit :(
    Beijos!

    www.vanviroumodinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou das dicas Van! Você vai saber a hora de começar. Se precisar de ajuda com o mk pode me chamar ^^ bjos!

      Excluir
  11. Adorei essas dicas foram muito úteis.E adorei seu blog Beijos :3

    http://everything2k.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Acho que fundamental é você estar certa de que produz um conteúdo de qualidade e que poderá atender às expectativas da empresa em relação a parceria. Empresa nenhuma quer sai perdendo nisso. Mas a dica 5 é importantíssima também! Vejo tanta gente mendigando que chega dar vergonha alheia! Isso assusta demais.

    Beijo,
    www.keepcamy.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Camy, é por que tem gente tão sem noção que eu senti necessidade desse post justamente com dicas pra não "se queimarem" com as empresas. Sinto vergonha alheia também hehe Bjoo <3

      Excluir
  13. Esse post ficou incrível! Ótimas dicas e muita informação! Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Acho esse tópico muito importante. Eu sempre fico impressionada com a quantidade de blogueiros que criam seus espaços com o simples intuito de "receber mimos". Eu já fiz diversas parcerias com editoras e autores quando meu blog era voltado para literatura, mas todas com muito suor e sempre com sinceridade e profissionalismo. Hoje penso em fazer parcerias com lojas, mas as vezes paro e me pergunto o que tenho a oferecer para essas lojas, e logo reconsidero. As vezes até vejo blogs menores que o meu fechando parcerias com marca tal, loja tal, e as vezes até bate aquela "invejinha", sabe?kkk Mas com certeza a marca viu potencial neles e apostou. Eu ainda não confio tanto no meu taco, por isso vou trabalhar um pouco mais, e quando chegar a hora certa eu tentarei. Ótimo post, beijão!!

    www.tobemzen.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Rafa! O importante é sempre trabalhar pra dar o nosso melhor que com o tempo o que é nosso vem! hehe beijos

      Excluir
  15. Ótimas dicas, uma duvida é o que exatamente colocar no "assunto" do email ao enviar, pode me dar alguma dica?
    Beijos.
    http://trairon.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre coloco "parceria" no texto. Ex: "Proposta de parceria do blog enfim resolvido" ou "proposta de parceria com blog". Beijos

      Excluir

Obaaaa, muito obrigada por comentar, volte sempre! Beijoss!

 
© COPYRIGHT 2014-2017. ENFIM RESOLVIDO. ALL RIGHTS RESERVED. DESIGN BY GABRIELA FREITAS